Detran-PI interioriza ações educativas em vários municípios do PI

O diretor do órgão diz que o objetivo é educar para salvar vidas.

Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) está interiorizando ações de educação em todo o Estado com o intuito de ensinar regras básicas de convivência no trânsito. De acordo com o diretor do órgão, Arão Lobão, atender os municípios está no planejamento governamental, que tem como objetivo educar para salvar vidas.

A cidade de Valença, apontada pelo o estudo nacional Mapa da Violência, como um dos municípios brasileiros mais violentos do país, no que se refere ao número de mortes e lesões causadas pelo trânsito, recebeu neste final de semana, a equipe de educadores do Departamento para realização de blitzen e palestras.

Durante as atividades, os educadores abordaram os munícipes falando da importância do uso do capacete, do cinto de segurança, além de distribuir panfletos com informações sobre uma pilotagem e viagem segura. “Estamos sensibilizando, fomentando uma consciência de respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro. A população adotando práticas seguras neste espaço, diminuiremos a imprudência e os acidentes”, comenta Zulmirene Sousa, gerente da EPT.

Nesta semana, as escolas da rede municipal de estadual de ensino da cidade também receberão palestras educativas de conscientização no trânsito. “As crianças têm o poder de replicar aquilo que aprendem e cobraram de seus pais. Não há forma melhor de conseguir chegar a uma mudança de atitude de toda a comunidade, com relação ao trânsito”, destaca Zulmirene.

Ainda esta semana, as cidades de Novo Oriente, Pimenteiras, Inhuma, São João do Piauí e Piracuruca receberão educadores da EPT para realização de ações educativas.

Fonte: DETRAN-PI