Detran Piauí vai implantar CNH Digital no mês de janeiro

O aplicativo CNH Digital já pode ser baixado por motoristas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Arão Lobão, informou que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital começará a ser fornecida no Piauí a partir de janeiro de 2018.

Ele informou que participou de reunião do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília, com outros diretores gerais de órgãos de trânsito e com o presidente nacional do Denatran para tratar de vários assuntos, entre eles a implantação da CNH Digital.

Arão Lobão afirmou que o prazo para a implantação da CNH Digital nos Estados é até janeiro de 2018.

“O primeiro Estado que vai fazer essa implantação, que já está com o processo encaminhado junto ao Denatran, é o Estado de Goiás, que, a partir do mês de setembro, vai emitir a CNH Digital. Paralelamente, nós temos que fazer uma adequação, através de encaminhamento à Secretaria da Fazenda e junto ao Governo do Estado, para aprovar uma lei para fixar o valor da taxa. Estima-se que o valor que será cobrado é menor do que o valor atualmente praticado, face à diminuição dos custos em sua emissão. Então, nós estamos fazendo os encaminhamentos necessários para preparar o Estado do Piauí para, no prazo estabelecido pela Resolução do Denatran, emitir a CNH Digital”, falou Arão Lobão.

O aplicativo CNH Digital já pode ser baixado por motoristas em celulares Android. O novo formato do documento está disponível apenas em versão de demonstração. Futuramente, o app será disponibilizado para todos os usuários dos sistemas Android e iOS.

O aplicativo em versão de demonstração é um avanço dos planos do Governo Federal para implantar o documento em todo o país. A intenção é que a CNH-e, como é chamada, seja disponibilizada até 1º de fevereiro de 2018.

Segundo o Governo, o novo documento terá o mesmo valor jurídico da CNH Física. A CNH-e será opcional e caberá ao condutor escolher se quer utilizar o aplicativo ou não. O usuário poderá fazê-la pelo smartphone, se tiver certificado digital, ou no Detran de seu Estado.

O app armazenará todas as informações do documento original, como foto e dados do motorista. Será possível ainda compartilhar o documento automaticamente para e-mail ou WhatsApp.

A carteira eletrônica será disponibilizada apenas a motoristas que tenham uma habilitação impressa com QR Code, aquele código escaneável que é popularmente usado para acessar o WhatsApp pelo computador.

Em caso de perda ou roubo do celular, será necessário fazer um bloqueio para impedir o uso do documento. Isso poderá ser feito pelo portal de serviços do Denatran.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES