Detran reúne autoescolas para tratar de fiscalização e legislação

Em todo o Piauí, são 164 autoescolas credenciadas junto ao Detran.

Representantes dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) se reuniram, nesta terça-feira (26), com a diretoria de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). A pauta do encontro foi a adequação ao cumprimento das regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e/ou Departamento no Estado.

Image title

De acordo com Venâncio Cardoso, diretor de Habilitação do órgão, as primeiras fiscalizações aos CFCs na capital apresentaram muitas irregularidades como falta de licença de aprendizagem, documentação dos veículos em atraso, dentre outras. “Diante disso, o Departamento convocou as CFCs para tratar sobre assunto, que é crucial e implica diretamente na formação de um bom condutor”, explica o diretor.

A diretora de Ensino de um Centro de Formação de Condutores da cidade de Altos, a psicóloga Djacira Vieira, comentou que a nova gestão do Departamento está abrindo diálogo com os donos das autoescolas, ouvindo sugestões e analisando a possibilidade de implementá-las. “É importante trabalharmos em parceria e a nova gestão tem mostrado esse interesse. Tanto as autoescolas como o Detran são responsáveis pela formação de condutores conscientes para um trânsito mais seguro. Então, nada melhor que unirmos esforços para conseguir o melhor resultado possível”, comenta.

O diretor de Habilitação do Detran salienta que o encontro foi prioritário também para integrar as entidades e fortalecer a parceria entre o órgão e os CFCs. “Por orientação da diretoria-geral do órgão, temos feito um trabalho aberto ao diálogo. Recebemos críticas e procuramos melhorar dentro das nossas possibilidades. Estamos ouvindo as dificuldades e vamos buscar uma solução para garantir um bom atendimento aos usuários dos nossos serviços”, diz Venâncio Cardoso.

Em todo o Piauí, são 164 autoescolas credenciadas junto ao Detran. Deste total, 73 são de Teresina. As entidades realizam os serviços de primeira habilitação, com aulas teóricas e práticas de direção veicular, além de atuar na atualização e reciclagem de condutores infratores. A intenção do Detran é fiscalizar e monitorar todas ao longo do ano.

Fonte: DETRAN-PI