Devido poluição, os peixes estão sumindo dos rios no PI

Está difícil encontrar peixes nos rios Poti e Parnaíba. A poluição vem matando os animais e diminuindo os cardumes

O problema enfrentado pelos rios piauienses, principalmente os que passam por Teresina, como o Poti e o Parnaíba, já são conhecidos de toda a população da capital. As consequências são inúmeras e dentre elas está o sumiço de várias espécies de peixes que antes eram comuns na região. Se antes sua venda deles era responsável por toda a renda dos pescadores da capital, hoje, para sobreviver eles precisam comprar o pescado para revender.


Devido poluição, peixes estão sumindo dos rios no Piauí

Dentre os tipos de peixes que estão sumindo dos rios na capital, o que se encontra com maior dificuldade é o matrinxã, pescado bastante característico da região. Segundo o presidente do Sindicato dos Pescadores de Teresina, Francisco José de Aquino, no rio Parnaíba, na altura da região do Poti Velho não se encontra mais esse peixe.

?Antes era fácil pescar matrinxã aqui na região, mas hoje, se quisermos pegar um temos que ir pra Nazária e até mesmo lá é difícil. É um peixe que está quase em extinção por aqui?, disse.

Além do matrinxã, o piratinga e a branquinha também estão bastante difíceis nas águas do Parnaíba, aqui em Teresina. A situação vem se agravando, segundo o pescador, nos últimos dois anos no caso desses peixes e nos últimos quatro anos, no caso do matrinxã. Dentre as justificativas apontadas por ele está a questão da poluição e as poucas chuvas que tem deixado os rios praticamente secos. ?Hoje é possível caminhar dentro do rio por longos trechos, o que mostra que eles estão muito secos, além disso tem a poluição que acaba matando os peixes?, argumentou.

A ambientalista Jaqueline Lustosa confirma a justificativa do presidente do Sindicato dos Pescadores e afirma que a poluição dos rios piauienses é a grande vilã da fauna aquática. Além disso, segundo ela, muita gente insiste em pescar em épocas em que essa atividade é proibida, como na piracema, o que contribui bastante para a diminuição dos peixes nos rios.

?O impacto ambiental existe, pois muitos peixes são responsáveis por limpar os rios, mas o impacto maior acaba sendo na mesa do pescador, que acaba ficando sem o pescado tanto para o consumo quanto para a venda?, disse.

Fonte: Pollyana Carvalho