Dia D da campanha de vacinação contra a gripe é neste sábado (09)

Veja os locais em que haverá salas de vacinação no dia D em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Próximo sábado (09) será o dia D da campanha de vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. Neste dia, 75 salas de vacina e 10 postos volantes estarão abertos durante todo o dia para imunizar as pessoas dentro do público alvo em Teresina. O ponto principal do grande dia D de mobilização contra a Influenza será a Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai, zona Leste e contará com a presença do prefeito Firmino Filho.

De segunda a sexta, todas as 104 salas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais públicos estão abertos e abastecidos com vacina. “O dia D é um momento de mobilização para intensificar os trabalhos e imunizar o maior número de pessoas possível”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes. “Além das UBS e hospitais, disponibilizaremos neste dia postos volantes nos supermercados e shoppings da cidade para que o público-alvo possa garantir sua dose, com exceção das crianças, que deverão ser vacinadas nas Unidades de Saúde”, complementa.

A meta deste ano é vacinar 152.358 pessoas. Estão nos grupos prioritários de vacinação contra a influenza pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária, trabalhadores da saúde, entre outros.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A imunização é tida atualmente como uma medida efetiva para a prevenção das complicações trazidas pela influenza. As doses são compostas pelos antígenos contra os três vírus mais comuns, que são os causadores de gripe A (H1N1 e H3N2) e B. “Existem evidências de que a vacinação reduz em pelo menos dois dias o tempo de hospitalização, um benefício substancial tanto do ponto de vista individual, como para a sociedade”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Lista das salas de vacina abertas no dia D

Zona Sul: UBS do Alegria, Angelim, Bela Vista, Betinho, Carolina Silva, Chapadinha Sul, Cristo Rei, Dagmar Mazza, Esplanada, Felipe Eulálio, Irmã Dulce, KM-07, Lar de Betânia, Lourival Parente, Mário Covas, Nossa Senhora da Paz, Parque Piauí, Pedro Arrupe, Portal da Alegria, Porto Alegre, Saci, Santa Clara, Santo Antônio, São Pedro, Três Andares, Vamos Ver o Sol, Vermelha, Vila Confiança, Maternidade Evangelina Rosa e Hospital do Promorar.

Zona Centro/Norte: UBS Adelino Matos, Água Mineral, Anita Ferraz, Buenos Aires, Cecy Fortes, Cidade Verde, Mafrense, Mama Mia, Memorare, Monte Verde, Nova Brasilia, Parque Wall Ferraz, Poty Velho, Santa Maria da Codipi, Vila do Avião, Hospitais do Buenos Aires, Primavera, Matadouro, Mariano Castelo Branco, Mocambinho e Hospital Infantil.

Zona Leste/Sudeste: UBS do Planalto Ininga, Dr. Félix Pacheco, Satélite, Bom Samaritano, Taquari, Árvores verdes, Planalto Uruguai, Piçarreira, Damas Satélite, São João, Alto da Ressurreição, Redonda, Renascença, Dr. Carlos Cordeiro, Quadra 77, Flamboyant, Nossa Senhora da Guia, Padre Mario Rocchi, Raimunda Soares, Todos os Santos, Deus Quer, Usina Santana, Hospitais do Satélite e Dirceu.

Postos volantes: Comerciais Carvalho da Homero, Kennedy, João XXIII e Joaquim Nelson, Pão de Açúcar da Homero Castelo Branco e Anfrísio Lobão, Igreja de Fátima, Riverside Shopping, Teresina Shopping - Praça de Eventos, Extra da Presidente Kennedy.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES