Dia Mundial de Combate às Drogas mobiliza Teresina

Várias instituições atuam na tentativa de conter o avanço das drogas Piauí

Quarta-feira (26) marca o Dia Mundial de Combate às Drogas. Nesta semana várias ações são realizadas com o intuito de impedir o avanço das drogas.

Principalmente entre jovens, que são afetados pelos perigos de drogas tradicionais, como cannabis, heroína, cocaína e substâncias do tipo anfetamínico. Mas também por substâncias que não estão sob controle internacional.

Várias instituições atuam na tentativa de conter o avanço das drogas Piauí, uma das entidades que combatem às drogas e as consequências danosas do é a Fazenda da Paz.

Domingo passado (23) o grupo organizou uma caminhada com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do problema das drogas. Para quarta-feira, (26) planejam realizar uma panfletagem sobre este tema no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Miguel Rosa. Também haverá uma missa de ação de graças na Igreja Nossa Senhora da Dores.

Osailton de Souza, 22 anos, é um dos internos que estão em tratamento na Fazenda da Paz. Ele conta que começou a usar crack desde os 17 anos, devido às más companhias e também por curiosidade.

Resolveu buscar ajuda para se livrar do vício, após ver a destruição de sua família. Agora há 05 meses na Fazenda da Paz, acredita estar obtendo bons resultados, ressaltando que qualquer ação para retirar os jovens do mundo das drogas é importantíssimo.

"Minha família está confiando em mim e eu também estou confiando. A Fazenda é mais que uma comunidade, é uma família que procura buscar os valores que a gente perdeu. O tratamento é para toda a vida. É preciso viver cada dia por vez ", declara.

A SEMJUV (Secretaria Municipal da Juventude) organizará durante esta semana palestras nas escolas das zonas urbana e rural. A Fundação Municipal de Saúde de Teresina também disponibiliza atendimento através do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas), que é voltado para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas.

A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas realiza, de 24 a 26 de junho, a Semana Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, com o tema Valorizando a Vida. O evento acontecerá na Praça Pedro II, das 8h às 16h.

Esta data, 26 de junho, foi definida pela Assembleia Geral da ONU, através da Resolução 42/112, de 7 de dezembro de 1987. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), lança neste ano a Campanha "Fique ligado na sua saúde, não nas drogas", com a finalidade de informar ao público, e particularmente aos jovens, sobre os efeitos nocivos das novas substâncias psicoativas (NSP).

Ano passado, o Relatório Mundial sobre Drogas 2012, lançado pela UNDOC, calculou que cerca de 230 milhões de pessoas - 1 em cada 20 - já consumiram alguma droga ilícita pelo menos uma vez em 2010.

Além disso, o Relatório aponta que os usuários problemáticos de drogas, principalmente as pessoas dependentes de heroína e cocaína, totalizam cerca de 27 milhões, cerca de 0,6% da população adulta mundial, uma em cada 200 pessoas.

Fonte: Vicente de Paula