Dia Municipal contra a Homofobia é comemorado neste domingo em THE

O dia 17 de maio é o dia Municipal Contra a Homofobia

O dia 17 de maio é o dia Municipal Contra a Homofobia. A data também comemorada internacionalmente é marcada por mobilização das entidades que atuam em prol da defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Em Teresina, o crescente número de denúncias contra a violação desses direitos, no entanto, aponta um cenário preocupante. O Conselho Municipal LGBT faz uma avaliação.

De acordo com o Presidente do Conselho LGBT e também da Articulação Brasileira de Gays (Artgay), Vitor Kozlowski, apesar do reconhecimento nos últimos anos, a população LGBT ainda sofre cotidianamente as consequências da homofobia, essa realidade é refletida através dos casos de negligência, violência física, psicológica e discriminação que chegam até o Conselho através do Disque 100 e do Disque Cidadania.

De acordo com o Presidente, os índices, infelizmente, ainda são altos. "Compreendendo esses dados verificamos a necessidade que tem o poder público de elaborar ações e políticas voltadas para a comunidade LGBT", explica.

A Secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mauricéia Carneiro, destaca importância da data e os avanços no âmbito das políticas públicas implantadas na capital para o reconhecimento dos direitos da população LGBT.

"Essa data simboliza a luta para o combate a discriminação, o preconceito e o estigma a comunidade LGBT. A política municipal de Assistência Social tem o papel de reforçar o seu compromisso e seu trabalho em prol da defesa dos direitos dessa comunidade na luta por direito humanos e diversidade sexual", completa.

O Conselho LGBT participa da Conferência Conjunta de Direitos Humanos no dia 24 a 26 de junho, quando também acontecerá III conferência do Conselho LGBT. Posteriormente a isso, será montado um plano de ação municipal com o propósito de amenizar o quadro de violação de direitos a população LGBT no município de Teresina.

"Preconceito se combate todos os dias. No entanto, algumas datas entram no calendário para chamar atenção para um problema em específico. É o caso do Dia Municipal de Combate à Homofobia que foi instituído em Teresina. É uma data em que temos que refletir nossas atitudes e reforçar o respeito.

Infelizmente, os números que temos em relação à discriminação e ao preconceito ainda são grandes, mas reforçamos o nosso trabalho em manter as políticas públicas, dialogando, conscientizando e mostrando que todos somos iguais, independente da orientação sexual", afirma o Prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Fonte: Jornal Meio Norte