Diabetes e gengivite estão relacionadas

Enfermidades atingem milhares de pessoas e podem ser graves se não tratadas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 422 milhões de adultos tem diabetes, e entre 2010 e 2016 a doença foi responsável pelo aumento de 11,8% no número de mortes. Já a gengivite é uma enfermidade que atinge 90% da população (dados OMS) e é conhecida pela vermelhidão e inchaço na área em torno dos dentes, além de sangrar durante a higienização.

As duas enfermidades associadas podem gerar aborrecimentos recorrentes, pois a diabetes predispõe à gengivite. “Quando a pessoa tem gengivite naturalmente diminui a escovação no local, mas aí o processo se agrava podendo desenvolver a periodontite, que ao se instalar compromete o suporte ósseo”, explica o dentista Dênis Panhota.

A glicemia é a responsável por essa predisposição à gengivite, pois a doença periodontal causa uma alteração nas taxas de glicose e a inflamação aumenta a resistência da insulina, não permitindo assim a recuperação da parte inflamatória e o problema pode se agravar.

A gengivite é o primeiro estágio da doença periodontal, mas que abre portas para entrada de bactérias. “Essas bactérias são transportadas pela corrente sanguínea e podem se alojar em diversos órgãos, inclusive no coração”, alerta Panhota.

Prevenção e tratamento – Pessoas com diabetes devem controlar a glicose, fazer boa higienização nos dentes e visitar o dentista periodicamente. Além de evitar a gengivite, o controle adequado da glicose ajuda a aliviar os sintomas da doença, como por exemplo boca seca.  Sempre informar os profissionais médicos se tem diabetes e gengivite para que os mesmos possam fazer os procedimentos e controles adequados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES