Dilma: 'Uber tira emprego, mas regulamentação depende dos Estados'

O aplicativo Uber oferece, pela internet, transporte particular

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff afirmou que o aplicativo Uber "tira o emprego dos taxistas". Reconheceu, no entanto, que "a tecnologia sempre produziu isso no mundo", após lembrar que seu avô era seleiro. "Você imagina o que aconteceu com emprego dele quando apareceram os carros. A vida é assim", comentou ela, ao observar que o tema "é uma polêmica".

A presidente citou que este não é um assunto da alçada do governo federal, mas comentou: "Eu acho que o Uber é complexo porque tira emprego de muitas pessoas. Não é uma coisa tranquila. Ele tira os taxistas do seu emprego". Ao ser indagada se o aplicativo não era uma modernidade que funciona no mundo todo e que poderia beneficiar os usuários, a presidente tentou contemporizar. "Você sempre tem de pesar, de ter posição mais ponderada", completou, citando o exemplo de seu avô e acrescentando que o serviço "depende também da regulamentação de cada cidade, cada Estado". E emendou: "Não é a União que decide isso".

O aplicativo Uber oferece, pela internet, transporte particular. O sistema chegou ao Brasil há um ano e não existe uma norma para regular o serviço.

Os governos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte dizem que o Uber é ilegal. Os taxistas reclamam de concorrência desleal e de queda no número de corridas. Criticam também o fato de motoristas do Uber não serem obrigados a passar pelo longo e caro processo de obtenção de alvará, nem terem de seguir as regras cobradas dos taxistas. Já os usuários e defensores do Uber dizem que o serviço tem qualidade superior e muitas vezes preço mais baixo. Muitos dizem que é o equivalente a contratar um motorista particular, o que não seria ilegal.

O aplicativo Uber foi lançado na cidade americana de San Francisco há cinco anos e a empresa já está presente em mais de 300 cidades de 58 países, além de contar com usuários fiéis e um lobby poderoso. O Uber enfrenta batalhas legais e opera sem marco legal em diversos países, mas alguns já debatem como regulamentá-lo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES