Hemopi: Doações de sangue caem até 25% durante o Carnaval

Hemopi: Doações de sangue caem até 25% durante o Carnaval

O Hemopi iniciou uma campanha para aumentar o estoque

As doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) costumam cair até 25% nos dias que compreendem o período carnavalesco. Para evitar que os estoques fiquem prejudicados, o centro costuma fortalecer sua campanha de conscientização nos dias que antecedem a folia de momo.

A campanha de Carnaval 2012 do Hemocentro tem o tema ?Doe sangue. Doe alegria no Hemofolia?. Na abertura da campanha, realizada ontem, o Hemopi contou com a presença do Rei e da Rainha do Carnaval. O local recebeu decoração especial e os doadores desfrutaram de lanche e distribuição de camisetas.

?Essa campanha é uma recomendação do Ministério da Saúde a todos os hemocentros do país. Nosso objetivo é combater uma relação cruzada que ocorre tradicionalmente no carnaval: a demanda aumenta e as doações diminuem. É preciso manter pelo menos o normal de doações, que é de 130 a 150 bolsas por dia?, disse Maria Teixeira, assessora do Hemopi.

O estoque, segundo a assessora, está atualmente em um nível não considerado preocupante pela administração do Hemocentro. ?No entanto, não podemos deixar de realizar esse trabalho de conscientização, porque é preciso que o estoque esteja bom por conta das situações de emergência?, finalizou.

Fonte: Dowglas Lima