Duplicação da Av. Poty Velho deve estar pronta em 2014

Moradores dos bairros Santa Maria da Codipi, Parque Brasil e Poty Velho estão esperançosos com a ampliação da via

Com o início das obras de duplicação da Avenida Poti Velho, na Zona Norte de Teresina, nos primeiros dias de novembro, a população que vive nas imediações da Santa Maria da Codipi, Parque Brasil e Poti Velho estão esperançosos em receber mais melhorias na região. A obra vai contemplar um trecho com mais de 5 quilômetros e custo total de R$ 11.585.689,27, com duplicação e pavimentação da vias. A previsão de entrega é até maio de 2014.

A duplicação da avenida, além de significar uma importante melhoria para a região Norte da cidade, tendo em vista que a avenida é um ponto de ligação também entre as zonas Norte, Leste e Rural de Teresina. O trecho beneficiado inicia após a ponte Mariano Gayoso Castelo Branco e segue até a Avenida Ministro Sérgio Motta.

A avenida terá 30 metros de largura, duas pistas de rolamento em cada sentido, corredores para ônibus,ciclovias, além de calçadas projetadas segundo as normas de acessibilidade.

Moradores do local comemoram a obra, que receberam após sucessivas reivindicações. O comerciante José Almeida Alves destaca que a ampliação deve trazer mais coisas positivas ao bairro Parque Brasil I, onde ele vive.

?Esta obra era o que estava faltando para nós e considero uma obra extremamente necessária, tanto para reduzir os acidentes, que são comuns pelo tamanho da pista, como para servir de escoamento da produção local, já que esta é uma região muito rica, que recebe e envia muitos carregamentos diariamente, necessitando de uma via de grande porte?, disse o comerciante.

Depois de duplicação, calçamento é urgência no Parque Brasil

A moradora Elcelane Alves comentou que o bairro necessita de atenção no que diz respeito a obras de pavimentação e saneamento básico em várias ruas. ?A situação aqui é humilhante, por onde você passa tem esgoto a céu aberto, mato, ruas de terra, buracos, além da falta de luz em muitos postes do bairro. Acho que só a ampliação da Avenida Poty Velho não é suficiente para resolver nossos problemas?, diz.

O cabeleireiro Raimundo Sousa Silva também elogia a realização da obra e espera melhorias, sobretudo, no transporte público, que é uma das insatisfações dos moradores. De acordo com as reclamações, eles chegam a esperar muito tempo nas paradas de ônibus, além do tempo de percurso enfrentado dentro do veículo.

?Acredito que uma melhoria dessas já vai causar um grande impacto no transporte coletivo. Com uma pista melhor, as viagens irão ficar mais rápidas, além disso, espero que a obra dê mais visibilidade às ruas do nosso bairro, que necessitam de calçamento?.

No mês de outubro a Prefeitura de Teresina deu início a obras de calçamento na zna Norte, especificamente no bairro Parque Brasil II, onde 17 ruas deverão receber a pavimentação de paralelepípedos. A obra envolve 56 mil metros quadrados de calçamento no valor de R$ 2,5 milhões.

Fonte: Samira Ramalho