Abastecer carro flex com álcool é vantajoso

A pesquisa feita pela ANP leva em conta os preços médios por litro de cada combustível

O preço médio do álcool combustível no País apresentou leve alta em agosto, segundo levantamento feito com base na pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada entre 12 e 18 de setembro.

Com isso, o etanol é mais vantajoso que a gasolina para proprietários de veículos flex em 11 Estados. Nos demais, a diferença entre o preço da gasolina e do álcool é menor que 30% e vale mais a pena abastecer com o derivado de petróleo, já que ele tem autonomia 30% maior.

A pesquisa feita pela ANP leva em conta os preços médios por litro de cada combustível oferecido pelos postos ao consumidor. Como o valor do litro pode variar bastante conforme o posto, vale a pena fazer a conta antes de decidir.

Divida o preço do álcool pelo da gasolina, subtraia 1 e multiplique por 100 para encontrar a diferença pela porcentagem. Se for menor do que 30% vale a pena a gasolina. Se for maior que 30%, vale o etanol. No exemplo abaixo, o da média nacional, a diferença de 37,16% indica que o etanol é mais vantajoso.

Fonte: Terra, www.terra.com.br