Agência prevê consumo maior de petróleo

Aumento reflete principalmente consumo nos países asiáticos, em particular a China

O consumo mundial de petróleo crescerá 2% em 2010 na comparação com 2009, anunciou em Paris a IEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia), que representa os interesses dos países ricos. Neste ano, de acordo com a previsão, o mundo consumirá 86,6 milhões de barris de petróleo por dia, contra 84,9 milhões em 2009.

O volume previsto agora representa uma leve alta de 30 mil barris diários em relação à previsão divulgada em março. O aumento na previsão de demanda reflete principalmente o consumo nos países asiáticos.

Ao mesmo tempo, a AIE destacou uma queda da produção em março, que foi de 86,6 milhões de barris diários - ou 220 mil a menos que fevereiro.

No último dia 17 a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) manteve inalterada a cota de produção de petróleo dos países-membros em 24,84 milhões de barris diários.

Nos próximos dias 15 e 16 o presidente da China, Hu Jintao, visitará o Brasil e deve anunciar fortes investimentos no país, no setor de petróleo, mas também nas áreas de mineração e siderurgia.

A Petrobras e a estatal petrolífera chinesa Sinopec discutem parceria que pode levar à exploração conjunta de petróleo no Brasil e trabalham para que o acordo seja anunciado durante a visita do presidente chinês.

A Sinopec já tem participação de 20% em dois poços da Petrobras no Pará. Além disso, a companhia brasileira negocia novo empréstimo de R$ 17,6 bilhões (US$ 10 bilhões) com o Banco de Desenvolvimento da China, que pode ser anunciado na visita.

Fonte: R7, www.r7.com