Anatel quer baratear ligações entre operadoras diferentes

Anatel quer baratear ligações entre operadoras diferentes

A taxa pode não só ter uma redução significativa nos custos, como até mesmo ser extinta de uma vez por todas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está disposta a reduzir as taxas cobradas aos clientes de operadoras de telefonia móvel. O novo alvo são as "tarifas de interconexão", cobrados para se realizar chamadas para números de outras companhias. A taxa pode não só ter uma redução significativa nos custos, como até mesmo ser extinta de uma vez por todas.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, esta é uma discussão que já dura mais de uma década na Anatel. No entanto, desta vez, o projeto tem tudo para sair do papel. Afinal, tem apoio do governo para isso.

A intenção da Anatel é equilibrar os preços de ligações entre usuários de operadoras diferentes, comparado aos preços cobrados entre ligações de números de uma mesma companhia. A agência acredita que, assim, vai impedir que aconteça o ?efeito clube? - ou seja, a aglomeração de usuários e seus contatos em uma única empresa com o intuito de pagar menos.

Segundo dados revelados pela Folha, atualmente 80% das ligações de celulares são para números da mesma prestadora de serviços de quem faz a chamada. Um dado que comprova isso é o alto número de aparelhos dual-chip no mercado, por exemplo.

A taxa já vem sendo reduzida gradualmente desde o início do ano, quando o custo passou de R$ 0,42, em média, para R$ 0,36. Mas isso ainda não é o bastante. A Anatel quer que pelo menos 60% das chamadas entre operadoras não tenham mais esta taxação, no mínimo. A meta é acabar com a tarifa.

Fonte: Tech Tudo