Anatel vai liberar a volta da venda dos chips pela Oi, Claro e TIM amanhã

A suspensão de TIM, Oi e Claro foi determinada no último dia 18 pela Anatel em razão da reclamações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As operadoras de telefonia celular que tiveram suspensas a autorização para comercializar chips poderão voltar a fazê-lo a partir desta sexta-feira (3), segundo informaram fontes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A suspensão de TIM, Oi e Claro foi determinada no último dia 18 pela Anatel em razão da reclamações registradas entre janeiro de 2011 e junho deste ano. No caso da TIM, a decisão foi tomada para 18 estados mais o Distrito Federal, enquanto para a Oi foram cinco os estados afetados. Para a Claro, as vendas foram suspensas em três estados.

Na terça-feira, o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, já havia acenado com a possibilidade de retomada das vendas de chips das operadoras de telefonia celular punidas.

"Nos próximos dias devemos ter notícias (sobre a suspensão das punições das empresas), não sei que dia vai ser", disse Bernardo na ocasião.

Punição

A Anatel puniu com suspensão da venda de serviços as operadoras que tiveram o pior desempenho em cada estado.

A decisão, que inclui os serviços de voz e dados, foi motivada por problemas na qualidade dos serviços prestados. As avaliações são relativas a interrupção de chamadas, qualidade de rede e atendimento ao cliente. Segundo a agência, houve alta no número de reclamações registradas.

Para retomada da comercialização, as empresas deveriam apresentar à agência planos de investimento contendo metas para resolver os problemas apresentados.

A Anatel determinou uma multa de R$ 200 mil por dia e por cada estado em que a medida fosse descumprida.

Investimentos

Ainda na terça, o presidente da Anatel, João Rezende, disse que algumas empresas aumentaram investimentos e outras anteciparam investimentos já previstos, mas que "o importante é resolver a questão da qualidade e o atendimento ao usuário".

?O principal é que atendam bem o consumidor e informem as condições de venda, e todas já manifestaram essa preocupação?, disse Rezende. Entre os aspectos técnicos, Rezende afirmou que os principais tópicos analisados nos planos das operadoras suspensas é o crescimento de tráfego associado aos congestionamentos de rede, que fazem as ligações caírem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES