Apesar da seca, produção de grãos crescerá no Piauí

Apesar da seca, produção de grãos crescerá no Piauí

Na safra 2011/2012, concluída no mês de agosto, a produção de grãos do Piauí foi de 2,286 milhões de toneladas.

A agricultura no Piauí deve sentir o efeito do aumento da produção de grãos em pelo menos 10%. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa é de que amplie entre 26,7 mil e 44,5 mil hectares. A companhia está realizando novo levantamento que demonstra uma expectativa do aumento para 20%.

Segundo o superintendente, Alysson Pêgo, o aumento na produção de grãos se deve ao fato de que o Brasil ganhou novos mercados externos, o que valorizou o preço destes grãos, como soja e milho. ?Isso aliado ao pacto tecnológico, com maquinário e sementes de qualidade, presente no Piauí, que tem feito o Estado despontar no mercado?, diz.

Avaliação realizada in loco, nos campos de plantação, fará o levantamento dos solos, das condições de produção e pluviométrica. Com isso, a expectativa é de que salte dos 10% apontados em setembro para um aumento na produção de 20%.

?Existe uma expectativa de apoio por parte da agricultura familiar. Esta é hoje responsável por arroz, milho e feijão, este apoio depende da avaliação climatológica, haja visto que sofremos com uma estiagem. O recálculo também vai depender da existência de sementes de qualidade?, explica Pêgo, referindo-se às boas expectativas.

Na safra 2011/2012, concluída no mês de agosto, a produção de grãos do Piauí foi de 2,286 milhões de toneladas, apesar da seca que castiga grande parte de seu território. Com isso, a produção ficou praticamente concentrada na região dos Cerrados, já que a agricultura familiar foi extremamente prejudicada, ficando a produção a cargo das empresas privadas.

A soja, que há anos se mantém como principal produto agrícola do Piauí, deverá apresentar o maior crescimento. A estimativa inicial é de que a produção, que este ano foi de 1,263 milhão de toneladas, fique entre 1,373 milhão e 1,425 milhão de toneladas. A área plantada este ano deverá ficar entre 471,3 mil e 489,1 mil hectares. Na safra 2011/2012 foi de 444,6 mil.

Fonte: Sarah Fontenelle