Apesar da crise, confiança do consumidor sobe em novembro

Mesmo com a crise mundial, a confiança do consumidor cresceu nesse mês, aponta FGV

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) registrou alta de 3,3% em novembro ante outubro, atingindo 119 pontos, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O aumento foi influenciado tanto pela melhora das avaliações sobre o momento atual quanto das expectativas em relação ao futuro, de acordo com a pesquisa.

Após três meses em queda, o ISA (Índice da Situação Atual) subiu 5,2%, ao passar de 132,4 pontos para 139,3 pontos. nível próximo ao de agosto do ano passado.

Já o IE (Índice de Expectativas) subiu 2%, para 108,3 pontos, nível ligeiramente superior à média histórica

de 107,7 pontos.

Houve ainda melhora na avaliação dos consumidores sobre a situação econômica presente. "A proporção de consumidores que a avaliam como boa subiu de 22,6% para 25,1%; a dos a julgam ruim caiu de 24,5% para 18,9%", diz a FGV.

De acordo com a pesquisa, o quesito que mede o otimismo com relação à evolução da situação econômica nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para a melhora do ICC em novembro.

"A parcela de consumidores prevendo melhora aumentou de 24,3% para 26,3%; a dos que esperam piora diminui de 25,6% para 18,5%. Apesar da evolução favorável, o nível do indicador está ainda abaixo da média histórica."

O indicador é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor, feita com base numa amostra com mais de 2.000 domicílios em sete capitais brasileiras. A coleta de dados foi realizada entre os dias 31 de outubro e 22 de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES