SEÇÕES

Aplicativo Pardal registra 900 denúncias no período eleitoral

O eleitor escolhe se quer ou não se identificar. Conheça!

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aplicativo Pardal foi lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí em 23 de agosto. O modelo de ferramenta tecnológica que já vinha sendo utilizado no estado do Espirito Santo nas eleições de 2012, tem comprovação de resultados eficientes. No Piauí, desde o lançamento até o momento, 924 denúncias de irregularidades durante a campanha para as eleições 2016 já foram registradas no estado. 

"Vários tipos de irregularidades já foram constatadas. O cidadão, o eleitor, está se interessando por isso, já que anota e envia, seja por meio de telefone, que é o mais frequente, ou tablete. Então, o cidadão constatou a irregularidade no interior e nos comunica aqui", afirmou o presidente do TRE.

Entre as denúncias mais frequentes estão: propaganda eleitoral, candidatos querendo levar vantagem, valores gastos, showmícios, carros de som e a fixação de cartazes. Além da praticidade do aplicativo, o eleitor pode escolher se quer ou não ser identificado.

De acordo com o TRE, o aplicativo deve receber um número maior de denúncias no dia das eleições. "Esse número vai aumentar bastante, porque é nesse exato dia que surgem espertinhos querendo levar vantagem, fazendo propaganda irregular. Os envolvidos,  candidato e o eleitor, estão sujeitos a punição", acrescentou. 

O aplicativo está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. A instalação também poderá ser realizada diretamente pelo provedor por meio do link pardal.tre-pi.jus.br, disponível na página do TRE-PI, na internet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos