Após aumento de 94% , tomate começa a ficar mais barato

A boa notícia é que, na primeira semana de agosto, já é possível perceber que o valor cobrado pelo fruto começa a voltar ao normal

Tomate | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos já haviam notado, mas, nesta quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou: o preço do tomate quase dobrou no último mês, influenciando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A boa notícia é que, na primeira semana de agosto, já é possível perceber que o valor cobrado pelo fruto começa a voltar ao normal. A aposentada Léa Alves percebeu a diferença.

? Os legumes estavam caríssimos, mas estão diminuindo nesta semana. O tomate continua com o preço alto. Então, o jeito é economizar. Estou usando muito mais o molho de tomate ? ensinou a aposentada.

Para Paulo Henrique dos Santos, gerente do Hortifruti Nobre Tijuca, o consumo de tomate caiu com o aumento.

? É claro que, com esse preço, os clientes compram menos, mas isso é igual em todo lugar. A gente não diminuiu a quantidade que comprava e encalhou um pouco, mas estamos voltando a vender normalmente ? disse.

O desempregado Antônio Carlos Galdeano admite que a única solução é economizar dentro de casa:

? Antes, a gente levava quase o dobro de tomates e podia comer bem mais. Agora, estou levando só quatro. É o jeito. Ninguém tem dinheiro sobrando.

Vilão do índice

O tomate ficou 94% mais caro em julho e foi o principal responsável pelo aumento do IPCA, que mede a inflação nos preços dos produtos. O índice subiu 0,43% em relação ao mês anterior. Outros alimentos da cesta básica, como cenoura, alho e feijão, também puxaram o índice. Na hora de cozinhar, cada um precisa dar seu jeito.

? Tive que reduzir a quantidade de tomate na salada, se não o dinheiro não chega ao fim do mês ? afirmou a aposentada Inês Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES