Após falha, Receita diz estar recebendo declarações do IR

Após falha, Receita diz estar recebendo declarações do IR

Na manhã de hoje, o serviço foi suspenso em todo país por problemas

O supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, informou que as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já voltaram a ser recebidas. Na manhã de hoje, o serviço foi suspenso em todo país por problemas no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em São Paulo. "Já voltou ao normal", disse Adir, da Receita Federal, ao G1.

Baixe o programa do IR na página da Receita Federal

O Serpro informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os problemas nos Detrans estão em vias de serem solucionados. De acordo com o órgão, como o problema afetou o Brasil inteiro, ele demora um pouco para ser resolvido. A expectativa do Serpro é que os problemas com os Detrans sejam solucionados até as 12h30 desta quarta-feira.

Segundo a Receita Federal, foram recebidas 153 mil declarações até o fim desta terça-feira, volume maior do que os 125 mil documentos recebidos em igual período do ano passado.

De acordo com Adir, a página da Receita na internet não registrou problemas e funcionou normalmente na manhã desta quarta-feira, permitindo o download dos programas. De acordo com o Fisco, apenas a transmissão foi afetada na manhã de hoje. "Quem mandou está tudo certinho. Não tem problema de arquivo. Não tem nenhum problema que não seja esse [envio do documento]. Quem está tentando mandar, não está conseguindo", declarou.

Os problemas, que já foram contornados no caso do IR, foram confirmados pelo Serpro por meio de comunicado em sua página na internet. "Ele apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Com isso, os serviços baseados neste ambiente estão instáveis. O Serpro está tomando as medidas necessárias para que a situação volte ao normal o quanto antes", informou.

Falha afeta serviços do Detran

O problema no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) provoca, desde o início da manhã desta quarta-feira (2), paralisação do atendimento informatizado em todos os postos de vistoria, habilitação e identificação civil do departamento dos Detrans do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal.

Na quinta-feira (24), uma outra falha no Serpro também provocou a paralisação no atendimento informatizado de todos os postos do departamento dos Detrans do país.

Segundo a assessoria do Ministério das Cidades, o Denatran informou que o problema ocorreu devido a uma pane elétrica no Serpro de São Paulo por causa das chuvas no estado.

O Detran do Paraná confirmou que há paralisação desde às 9h desta quarta; no Distrito Federal a pane foi constatada às 8h e, em Minas Gerais, o chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor do Detran, Anderson França Menezes, informou que o sistema nacional está fora do ar também desde às 8h.

Fonte: g1, www.g1.com.br