Após reunião, Piauí passa a ter 12 Territórios do Desenvolvimento

Território do Vale do Guaribas, de Picos, foi dividido em dois.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A superintendente de Planejamento Estratégico (Suple) da Secretaria de Planejamento (Seplan), Rejane Tavares, e equipe técnica, estiveram reunidas com o representante do Núcleo de pesquisas Territoriais da Universidade Federal do Piauí (Nedet) da Serra da Capivara, Jaime Macedo, com a coordenadora da Rede Estadual de Colegiados e Conselhos Territoriais do Estado, Lidiane Veloso e com o representante dos Territórios do Vale do Piauí e Itaueira e da Rede de Colegiados, Cardoso. O objetivo da reunião foi dar encaminhamento à política territorial a partir da divisão do estado em 12 territórios do desenvolvimento.

De acordo com Lidiane Veloso, há uma grande preocupação da rede de colegiados com a extinção do Ministério. “A gente quer fortalecer a política territorial no estado, já que o governador fez isso quando assumiu em seu primeiro mandato. Ele dividiu o Estado em onze territórios. A gente quer que essa política, independente da política como está em Brasília, com a extinção do nosso ministério, continue aqui dentro do estado, fortalecida”, diz.

No mês de junho, foi realizada em Picos uma audiência com representantes dos territórios, na qual foi definida a criação do Território Chapada do Vale do Itaim, a partir da divisão do território do Vale do Guaribas, que continha 39 municípios. “É um território que a gente não vai começar do zero, porque as pessoas conhecem a política, e tem uma vantagem: elas têm 60% dos municípios renovados nas assembleias municipais. Então isso pra gente foi um ganho. Nesse sentido foi que a gente colocou não só na lei estadual, mas também essa demanda, que veio do território para com a rede e a rede para a Seplan e o Governo do Estado como um todo. Foi nessa perspectiva de melhorar de fato as ações implementas em cada município”, explica Lidiane.

De acordo a diretora da Unidade de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Amália Rodrigues, a discussão realizada em Picos serviu para legitimar uma vontade apresentada pelos territórios. “O evento foi um desdobramento de uma atividade realizada em março, com a participação de todos os territórios, em Teresina, onde os integrantes do Guaribas propuseram que a gente fizesse a divisão em dois para viabilizar melhor as atividades. Havia um reclame de diversos municípios que ficavam distantes. Geralmente os eventos eram sediados em Picos, por conta da logística e alguns municípios estavam se sentindo prejudicados. Havia também o aspecto de que o território tinha 39 municípios, então ficava bastante difícil trabalhar governança, representação institucional. Todo o processo de participação é mais complexo quando você aumenta a quantidade de sujeitos, então entendemos que, pela própria solicitação deles, era possível fazer a divisão sem maiores complicadores”, explica Amália.

A diretora da Seplan diz ainda que não houve complicadores em relação aos critérios de formação de territórios. “O que caracteriza os territórios ficou razoavelmente preservado para o caso do Guaribas, tanto que a configuração dele permanece como está e o novo território trata agora do processo de composição da institucionalização, com criação dos conselhos, comissões e coordenação executiva para eles tocarem as discussões e as atividades dentro do território”, complementa Amália.

Jaime Macedo reforça que os próximos passos para o fortalecimento da política de territórios são a constituição das agendas de cada território e articulação com as políticas de desenvolvimento do estado. “A articulação com as políticas que o governo está propondo pra o desenvolvimento, justamente priorizando a agricultura familiar, o desenvolvimento produtivo geração de emprego e renda e também a constituição de uma agenda no sentido da viabilização da cidadania, com os temas transversais, direitos humanos, gêneros, igualdade racial e outros”, diz ele. O próximo encontro entre os atores sociais está marcado para o dia 15 de julho, no município de Marcolândia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES