Ar-condicionado vindo do Mercosul terá redução de imposto

A medida, adotada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira

Preço do ar-condicionado nas lojas não deve mudar | Thiago Freitas / Extra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os aparelhos de ar-condicionado e as unidades condensadoras de ar à venda no Brasil, que tenham sido produzidos em países do Mercosul, terão uma nova redução de tributo, mas o preço pago pelo consumidor não deve sofrer redução. A partir do dia 1º de setembro, as alíquotas de Imposto de Importação (II) desses equipamentos cairão de 35% e 25%, respectivamente, para 18%. A medida, adotada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Essa redução do imposto, no entanto, é uma forma de compensação criada pela equipe econômica. Isso porque, em maio deste ano, o governo elevou para 35% a alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre produtos. E esse aumento passará a valer no mês que vem.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a medida adotada agora tem o objetivo de evitar que as importações desses aparelhos sejam duplamente taxadas, já que os importadores também pagam IPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES