Aéreas Azul e Gol anunciam voos experimentais com biocombustível

Viagens com bioquerosene estão previstas para a próxima terça-feira (19)

Duas companhias aéreas brasileiras ? a Azul e a Gol ? farão seus primeiros voos experimentais usando biocombustível na próxima terça-feira (19).

O jato Embraer da Azul partirá do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 12h40, mesmo horário em que o avião da Gol sai de Congonhas, em São Paulo (SP), ambos tendo o Rio de Janeiro como destino.

Executivos da Azul Linhas Aéreas, com representantes da Amyris Inc., Embraer e General Electric vão dar detalhes sobre o projeto Azul+Verde antes da decolagem, para explicar os ?resultados do projeto que criou um novo tipo de combustível renovável inédito na aviação mundial a base de cana-de-açúcar?.

Já a Gol vai falar sobre o experimento assim que chegar à cidade que abriga a Rio +20. De acordo com a companhia aérea, ?o combustível atende às especificações do protocolo D7566, que trata do processamento de óleo vegetal e gorduras animais para produzir o bioquerosene de aviação?.

Está previsto para a terça-feira, no Aeroporto Santos Dumont, evento da Organização da Aviação Civil Internacional sobre o programa de bioquerosene da aviação comercial e seu impacto na mitigação dos gases efeito estufa, conforme informações da Gol.

Fonte: G1