Bacia do Parnaíba desperta interesse de empresas investidoras

Companhias disputam parcerias e lotes para exploração de gás

Considerada o eldorado do gás natural, a bacia do Rio Parnaíba é destaque nacional quando se trata da exploração de gás. Recentemente, em leilão que ocorreu no Rio de Janeiro, 11 lotes foram arrematados por empresas como a Gás Natural (6 blocos), Ouro Preto (3 blocos), BPMB (1 bloco) e Vipetro (1 bloco) e a disputa por área de exploração não para.


Image title

A importância da bacia já é estudada e explorada pela Petrobras, Galpe e EP Energia, que já atuam no estado e possuem áreas de domínio. De acordo com o secretário da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coêlho, essas empresas estão procurando por outras parcerias para agilizar os investimentos na exploração. “Isso é bom para o Piauí porque, quando esses grupos começam a se consociar para fazer pesquisas, resulta na aceleração de todas as atividades. O dinheiro oriundo desses investimentos e parcerias facilita o desempenho das ações e antecipa resultados gratificantes”, ressalta o secretário.

A previsão é que outros lotes sejam arrematados na 14ª  Rodada de Licitações para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural, da Agência Nacional do Petróleo (ANP). As empresas que já ganharam a licitação vão apresentar ao governador Wellington Dias um plano de investimentos e atividades que serão executadas. A geração de empregos também será parte desses investimentos, tanto para mão de obra não qualificada quanto para mão de obra qualificada e técnica.


Fonte: Ccom