Bancários entram em greve nesta terça-feira (30) em Teresina

A paralisação por tempo indeterminado faz parte de um movimento nacional de reivindicação de melhorias trabalhistas, como reajuste salarial e maior distribuição nos lucros e nos resultados

Greve dos bancos | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os bancários de todo o Piauí entram em greve a partir de hoje (30), por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pela categoria, após não obter avanços na última rodada de negociação, que aconteceu sábado (27), em São Paulo. A greve no Piauí faz parte de um movimento nacional, que reivindica melhores salários e condições de trabalho.

Enquanto os bancários pedem um reajuste de 12,5%, a classe patronal ofereceu um reajuste de 7,35%. A categoria acha que pouco se avançou em relação à ultima proposta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que havia ficado em 7%.

“Não houve praticamente avanço nenhum da última proposta para essa de sábado, por isso não tivemos como aceitar isso. O resultado é a greve, que iniciou à 0h de hoje”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatea Passos.

Além do reajuste salarial, os bancários também querem melhor distribuição dos lucros e dos resultados, melhoria de benefícios como auxílio creche, cesta básica, dentre outros. Eles pedem ainda a contratação de mais profissionais, para melhoria das condições de trabalho dentro das agências.

Além disso, os bancários pedem mais segurança para as agências bancárias e melhores condições de trabalho, para que se diminua o número de empregados tendo que deixar suas funções por motivos de saúde.

“Eles apresentaram essa contraproposta em relação ao reajuste salarial e mantiveram-se calados em relação às demais reivindicações”, reclamou Arimatea.

Deverão parar, a partir de hoje, tanto os bancos privados como os públicos. A intenção do sindicato é que cruze os braços o maior número possível de bancários, para pressionar a classe patronal a chegar a um acordo com os empregados.

Os bancários estão há um ano sem reajuste salarial e têm como data-base os meses de agosto e setembro.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES