Banco Central decide manter cautela para novo corte de juro

A ata da última reunião do Copom sinaliza que a recuperação da atividade econômica vem ocorrendo mais lentamente do que se antecipava.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central manteve a avaliação de que qualquer movimento adicional de corte de juro deverá ser feito com parcimônia. No trecho 35 do documento divulgado nesta quinta-feira sobre a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os diretores afirmam que "qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia". A avaliação é idêntica à feita em maio.~

"Diante do exposto, mesmo considerando que a recuperação da atividade vem ocorrendo mais lentamente do que se antecipava, o Copom entende que, dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia", diz o documento que traz as explicações para o corte do juro básico, a taxa Selic, caiu 0,50 ponto porcentual, para 8% ao ano.

A decisão anunciada na noite de quarta-feira, 11 de julho, foi unânime. Na ocasião, o Copom afirmou que "dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 8,00% a.a., sem viés".

Todos os membros do grupo (o presidente do BC, Alexandre Tombini, e os diretores Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques) votaram por essa alternativa.

A poupança externa e o menor custo de captação nessas operações têm ajudado a reduzir o juro brasileiro. "O Copom também pondera que têm contribuído para a redução das taxas de juros domésticas, inclusive da taxa neutra, o aumento na oferta de poupança externa e a redução no seu custo de captação", cita o documento no parágrafo 34.

Nesse trecho do documento, os diretores do BC avaliam que a mudança citada sobre a poupança externa - maior oferta e menor custo de captação - são "em grande parte, desenvolvimentos de caráter permanente". A avaliação é idêntica à feita em maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES