Banco Central injeta dinheiro na economia para evitar mais crise

Esse procedimento foi adotado na primeira etapa da crise financeira.

O Banco Central anunciou que serão realizados nesta quinta-feira (15) dois leilões de venda de dólares ao mercado financeiro com o compromisso de posterior recompra dos recursos pela autoridade monetária.


Banco Central injeta dinheiro na economia para evitar mais crise

Com isso, não haverá impacto permanente nas reservas internacionais brasileiras, atualmente acima de US$ 351 bilhões. O BC informou que a operação decorre da redução de liquidez no mercado externo - que acontece em meio à crise financeira interncional, quando normalmente estas linhas de crédito se retraem.

Esse procedimento foi adotado na primeira etapa da crise financeira, que eclodiu em setembro de 2008 com o anúncio de concordata do banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers. Este tipo de operação não era feito desde abril de 2009.

Segundo o Banco Central, serão realizados dois leilões nesta quinta-feira a partir das 11h30, exclusivamente para os chamados "dealers" (instituições credenciadas na autoridade monetária), nos quais as operações de venda de dólares somente serão aceitas se conjugadas com operações de compra pelo Banco Central do Brasil, no mesmo montante.

Os dólares serão recebidos pelos compradores em 19 de dezembro próximo, informou a autoridade monetária, que receberá os valores de volta em 18 de janeiro de 2012 e em 16 de fevereiro do ano que vem.

Fonte: Folha.com