Banco Central vai lançar moeda em comemoração aos 50 anos da capital Brasília

No futuro, também serão lançadas moedas com outras cidades patrimônio

O Banco Central informou nesta sexta-feira (6) que foi apresentada, ao Comitê Executivo "Brasília 50 anos", o projeto de lançamento da moeda comemorativa do cinquentenário da fundação da capital federal, celebrado em 21 de abril de 2010.

A moeda mostra, de um lado, uma composição representando a arquitetura da cidade, com a Catedral, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, além da escultura "Os Guerreiros". No verso da moeda, constam as linhas do plano piloto, em forma de um avião. Com tiragem inicial de cinco mil unidades, seu lançamento está previsto para 20 de março de 2010.

O valor de face da moeda comemorativa é de R$ 5, mas o custo ainda não está definido. Entretanto, a expectativa é de que ela custe mais de R$ 100. A moeda, segundo o BC, será confeccionada em prata e será vendida nas representações da instituição, além de algumas agências do Banco do Brasil.

Série sobre "Cidades Patrimônio"

O Banco Central informou ainda que a moeda comemorativa de Brasília será a primeira da série numismática Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil, que contempla as cidades e centros históricos brasileiros que detêm o título da Unesco. São elas: Brasília, Ouro Preto, centro histórico de São Luís, centro histórico de Diamantina, centro histórico de Salvador, Olinda e centro histórico da Cidade de Goiás.

A moeda de Ouro Preto deve ser lançada em 2011, coincidindo com as celebrações pelos 300 anos de fundação da Vila Rica do Pilar do Ouro Preto, informou o Banco Central.

Copa do Mundo da África do Sul

O Conselho Monetário Nacional aprovou também voto que propõe o lançamento de moedas comemorativas alusivas à Copa do Mundo de Futebol da África do Sul, em 2010, informou o BC. O evento, segundo a instituição, conta com emissões numismáticas de diversos países, como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Austrália e Coreia do Norte, além do país anfitrião.

A tiragem da moeda comemorativa da Copa será de 12 mil moedas, duas mil parao mercado interno e dez mil para o externo, informou.

Fonte: g1, www.g1.com.br