Banco chinês demonstra interesse em investir no Piauí

A viagem internacional do chefe do executivo piauiense

Representantes do banco de investimento chinês Haitong Bank demonstraram interesse em investir no Estado do Piauí durante reunião com o governador Wellington Dias e comitiva, nesta quinta-feira (10), no Hotel Interncontinental, em Madri, Espanha.

De acordo com o coordenador de articulação da câmaras setoriais do Estado do Piauí, Sérgio Vilela, na oportunidade, foi apresentada a carteira de oportunidades de investimentos disponíveis no Piauí, principalmente através de Parcerias Público Privadas (PPP).

“Considero satisfatório o encontro. Aqui foi declarada a intenção de se investir principalmente em novos aeroportos, veículos leves sobre trilhos e em energias renováveis. Para tanto, o escritório Cameira Legal,  que possui sedes em Hong Kong, Lisboa e São Paulo, agendará uma visita ao representantes do Haitong Bank no Brasil, e também a visita in loco do CEO do banco ao Piauí”, descreve.

O governador Wellington Dias revelou que espera que estas conversas se concretizem em investimentos e ressaltou o interesse que os investidores demostraram ao falarem do Piauí. “Eu não posso negar a alegria de constatar que o Brasil é muito maior do que este momento que estamos vivendo. Há uma clareza entre os investidores de que o país é um local de muita confiança e de que há uma esperança de que que iremos prosseguir crescendo. A visão é de que há regiões no Brasil, como o Piauí, onde não há instabilidade política e que as oportunidades estão ali”, revela.

Dias destacou ainda que os bancos e agentes financeiros com os quais estão sendo feitos os contatos possuem uma grande capacidade de investimento. “É disso que estamos precisando. Seja para as Parcerias Público Privadas, seja para o investimentos diretos com a iniciativa privada. Não podemos ficar apenas numa linha de tomada de financiamento pelo Estado, seja na produção ou na área de infraestrutura”, explica.

O secretário de Mineração e Energias Renováveis, Luiz Coelho, se disse impressionado com o conhecimento dos empresários sobre o Estado do Piaui. “Essa viagem demonstra o quanto o Piauí está no caminho certo e, com certeza, levaremos muitos resultados positivos. Estamos também com muita expectativa na área de energias renováveis porque o Piauí é reconhecido como o quarto no Brasil em potencialidade e crescimento na área. A Alemanha, por exemplo, é pioneira na área, no entanto, já necessita expandir a produção e temos no Piauí tudo que eles precisam”, assegurou.

A viagem internacional do chefe do executivo piauiense e comitiva tem como objetivo atrair investimentos e tratar com agentes financeiros internacionais a atração de empreendimentos para o Piauí atração de empreendimentos para o Piauí na Espanha, em Portugal, na Itália e Alemanha. A agenda internacional do governador Wellington Dias vai até o dia 16 deste mês

Fonte: Com informações do Portal do Governo