Banco do Nordeste anuncia nova fraude e afasta servidores no CE

A instituição financeira é voltada ao desenvolvimento regional e tem 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma semana após informar sobre fraudes em operações de crédito no valor de R$ 115 milhões e afastar o chefe de gabinete da presidência, Robério Gress do Vale, o Banco do Nordeste de Brasil (BNB) informou, na terça-feira (19), que outra irregularidade foi detectada. Desta vez, a fraude foi em financiamentos rurais na agência de Limoeiro do Norte (CE). A instituição financeira é voltada ao desenvolvimento regional e tem 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal.

O alvo das fraudes desta vez foi o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A denúncia foi feita por um gerente do BNB à Polícia Federal, que alegou que o dinheiro estava sendo repassado a pessoas que não eram agricultores de baixa renda, como determina o programa.

Entre os beneficiários dos financiamentos estavam professores e taxistas. O caso passou a ser investigado pelo banco, que percebeu a irregularidade.

Em nota encaminhada ao UOL na noite desta terça-feira, o BNB confirmou a existência das fraudes. ?[As irregularidades] já vinham sendo alvo de sindicância promovida pela auditoria interna. Foram constatadas irregularidades em 199 operações, que totalizaram cerca de R$ 3,8 milhões?, informou o banco.

Ainda segundo a instituição, o BNB prestou informações aos órgãos de controle e fiscalização ?CGU (Controladoria Geral da União) e Banco Central?, além da adoção das medidas internas, como a abertura de sindicância, que deve se estender até julho.

?Durante a sindicância, com a confirmação das irregularidades, foram aprovados pela Diretoria, e imediatamente implementados, diversos aperfeiçoamentos nos processos de crédito, com vistas a mitigar os riscos da ocorrência de novos eventos da espécie. Além disso, a concessão de crédito de Pronaf foi suspensa na agência?, disse o banco. O BNB informou que, após a sindicância, será aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar, que vai avaliar a participação dos envolvidos e propor a aplicação das penalidades devidas.

?Enquanto isso, eles permanecem atuando no Banco, mas afastados de suas funções originais. Eventual punição a funcionário somente poderá ser realizada após a conclusão do Procedimento Administrativo Disciplinar que venha a confirmar a realização de uma perda para a instituição, garantido a todos amplo direito de defesa?, disse o banco, sem informar quantas pessoas estão envolvidas.

O BNB ainda garantiu que todas as decisões relacionadas à concessão de crédito ?são tomadas, exclusivamente, por meio de critérios técnicos e de forma colegiada, existindo, para tanto, diversos comitês na estrutura de governança corporativa do Banco.?

O Banco do Nordeste

Com 60 anos, o Banco do Nordeste do Brasil é uma instituição financeira múltipla criada pela Lei Federal nº 1649, de 19.07.1952 , e organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto, tendo mais de 90% de seu capital sob o controle do governo federal.

O banco atua em cerca de 2.000 municípios, abrangendo os nove Estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.

Maior instituição da América Latina voltada para o desenvolvimento regional, o banco opera como órgão executor de políticas públicas, cabendo-lhe a operacionalização de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Além dos recursos federais, o banco tem acesso a outras fontes de financiamento nos mercados interno e externo, por meio de parcerias e alianças com instituições nacionais e internacionais, incluindo instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES