Banco eleva risco de déficit de energia para Brasil em 2014 de 71% a 94%;veja

Segundo os analistas, um racionamento de 5% do consumo já seria necessário e o governo federal parece estar adiando a decisão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O citi elevou de 71% para 94% o risco de déficit de energia no Brasil em 2014, com base nas estimativas de chuvas divulgadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na sexta-feira para abastecer reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste do País. O ONS estimou na sexta-feira que a vazão de chuvas em abril para os reservatórios dessa região, onde estão as mais importantes represas para abastecimento de energia, devem ser equivalentes a 83% da média histórica.

"Se a estimativa do ONS para abril se tornar realidade, então as chuvas de maio a dezembro terão que chegar a 108% da média histórica para o Brasil evitar inteiramente a necessidade de racionamento", escreveram os analistas Marcelo Britto, Kaique Vasconcellos e Stephen H Graham em relatório nesta segunda-feira.

Segundo os analistas, um racionamento de 5% do consumo já seria necessário e o governo federal parece estar adiando a decisão por um racionamento de energia antes das eleições, na esperança de que uma recuperação das chuvas torne a medida desnecessária. "Se esse jogo continuar por muito tempo e as chuvas não vierem, as chances começam a apontar para um futuro racionamento de maior magnitude, de cerca de 20%", acrescentaram os analistas, referindo-se à dimensão de um racionamento que pode ser necessário em 2015.

Cesp e Cemig são empresas que conseguem obter ganhos em momento de altos preços de energia no curto prazo, conforme ocorre atualmente, segundo o Citi, mas essas empresas também perderiam em caso de um racionamento de energia. "Estamos cautelosas sobre elas, Copel, Tractebel e AES Tietê", disseram.

Os reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste/Centro-Oeste estão a 36,24% de nível de armazenamento, segundo dados fechados no domingo pelo ONS. A expectativa do operador é que eles estejam a 41% após as chuvas de abril, no início de maio, conforme informou na sexta-feira.

Em fevereiro, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse que os reservatórios teriam que estar em cerca de 43% no fim de abril para garantir o abastecimento de energia adequado do País durante o período seco, que vai até outubro/novembro. No Sul, os reservatórios estão a 46,14%, no Nordeste a 41,57% e no Norte a 85,92%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES