Bancos e aeroporto no Piauí seguirão o horário de verão; saiba mais!

O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos

Apesar de estar fora do horário de verão que começa domingo (19), os horários de funcionamento de bancos e aeroportos que obedecem o horário de Brasília serão alterados no Piauí. Os clientes e passageiros devem ficar atentos à mudança de expediente até o dia 22 de fevereiro do próximo ano, quando o horário especial se encerra. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos terão novo horário de funcionamento em 16 Estados, todos do Norte e Nordeste do país.

A abertura e o fechamento dessas agências serão antecipados em 1 hora. Para os clientes desatentos, os bancos devem afixar o horário de atendimento nas agências e nos postos. O aviso será mantido durante toda a vigência do horário de verão. O transporte aéreo também terá alterações e funcionará de acordo com o horário de Brasília. A Infraero informou que a partir de domingo os voos serão adiantados em uma hora. Por isso, o passageiro deve verificar o horário correto do voo para não perdê-lo ou gerar tumulto no embarque. Este ano, apenas 10 Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste aderiram ao horário de verão.

A última vez que o piauiense atrasou seu relógio em uma hora foi no ano 2000. O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos e com mais tempo de luz solar para economia de energia elétrica. O horário foi criado em 1º de outubro de 1931, com o decreto 20.466 e desde 2008 se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.

Segundo o decreto, quando houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. A decisão de utilizá-lo fica a cargo de cada Estado.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais


 

Fonte: Lindalva Miranda e Rhauan Macedo - Jornal MN