Beneficiários do Pronaf são orientados pela Prefeitura

Atualmente a SDR faz o acompanhamento de 120 famílias, trabalhando na elaboração de propostas

Técnicos de agronomia e medicina veterinária da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) estiveram na manhã de hoje (29), em comunidades da zona rural de Teresina, para acompanhamento técnico das famílias beneficiadas com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Segundo o engenheiro agrônomo, Eduardo Coqueiro, a equipe esteve na comunidade Nossa Esperança para o acompanhamento técnico, dando instruções às famílias sobre o manejo e prevenção de doenças com os rebanhos. “Essas visitas são essenciais, pois uma das problemáticas do Pronaf, é que nem todas utilizam os recursos emprestados, dentro das propostas do projeto”, informou.

Atualmente a SDR faz o acompanhamento de 120 famílias, trabalhando na elaboração de propostas, encaminhamento aos bancos conveniados e acompanhamento técnico. Só em 2009 a Prefeitura de Teresina acompanhou 382 agricultores, sendo 100 de hortas urbanas e 282 criadores de animais.

De acordo com, Aluísio Barros, da SDR, esse trabalho é importante para um melhor aconselhamento de como devem ser utilizados os recursos e também na verificação da situação das hortas e prevenção de doenças nos animais. “Fazemos um manejo geral alertando sobre a melhor forma de reprodução e práticas sanitárias, alertando sobre as práticas que evitem doenças e orientando a educação alimentar do rebanho.

O Pronaf é um programa do Governo Federal que objetiva atender de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais, que desenvolvem suas atividades no âmbito familiar, proporcionando aumento de renda e com a modernização do sistema produtivo. Os empréstimos podem chegar até 100 mil reais, dependendo da fonte de renda do produtor

Fonte: Seccom