Bolsa Família movimenta mais de R$ 10 milhões em Teresina

O programa Bolsa Família do Governo Federal foi considerado o maior programa social do Brasil voltado para população de baixa renda.

O programa Bolsa Família do Governo Federal foi considerado o maior programa social do Brasil voltado para população de baixa renda.

Atualmente, cerca de 13 milhões de famílias são beneficiadas em todo país. Em Teresina, o Governo Federal disponibiliza por mês mais de 10 milhões para custear os benefícios de 67.625 famílias.

Com o objetivo de promover a profissionalização e a autonomia dos beneficiários, foram criadas medidas populares através de cursos de capacitação, para estimular a saída do programa.

Anualmente 600 mil famílias ou mais de 200 milhões de pessoas deixam o programa que foi criado há 9 anos. Dados da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social de Teresina mostram que de janeiro a março deste ano 1.534 famílias saíram do programa. No entanto, o órgão não sabe responder que faz as pessoas deixarem o programa.

Segundo a gerente de renda mínima da Semtcas, na maior parte das vezes, os beneficiários saem do bolsa família porque simplesmente não atualizam os dados do cadastro único. "Se a pessoa não atingir o critério da renda, ela pode ser excluída", disse. Ainda segundo a gerente, pessoas que estão em situação de óbito, também podem ser excluídas.

Fonte: Rede Meio Norte