“Bolsão de crédito com taxas menores é uma armadilha” diz prof.

Comparando com abril de 2011, as contas em atraso subiram 23,7%

Professor de finanças do IBMEC Ruy Quintans | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Serasa divulgou nesta quarta-feira (16) que a inadimplência do consumidor aumentou 4,8% em abril na comparação com março - a maior alta para o mês em dez anos. Comparando com abril de 2011, as contas em atraso subiram 23,7%. As dívidas com os bancos cresceram 4,3% entre março e abril, mas o que subiu ainda mais foi a inadimplência com cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefone, energia elétrica e água. Ou seja: as pessoas não estão só pegando dinheiro no banco, mas não estão conseguindo pagar despesas correntes, do dia a dia.

Há pouco tempo, uma pesquisa avaliou que as pessoas que se endividam têm consciência das compras que estão fazendo e do valor que pagam por elas. Mesmo assim, como as prestações cabem no salário a prazos longos, elas fazem essas dívidas para comprar ainda mais.

Segundo o professor de finanças do IBMEC Ruy Quintans, essa demanda por crédito é muito forte pelo desejo de se antecipar o consumo e uma renda do futuro. ?Ele compromete uma renda futura, cada vez maior e que para ele já não é muita, e as eventualidades, principalmente a inflação, batem muito forte nele. O resultado disso é o crescimento da inadimplência?.

O professor faz uma previsão sobre até quando vai durar essa demanda de crédito no Brasil: ?A expectativa do ministro Guido Mantega e da presidente Dilma Rousseff é de que dure pelo menos até o fim do primeiro semestre. Com esse bolsão de crédito com as taxas menores, a expectativa é fomentar a expansão da demanda não mais calcada em dispêndio fiscal, mas no aumento da demanda, o que é uma armadilha porque a inadimplência está subindo?, ele alerta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES