Bovespa fecha no maior nível em mais de 16 meses após pesquisa eleitoral

Na semana, a bolsa subiu 4,06% e no mês, 7,23%. No ano, a valorização é de 10,69%.

A bolsa brasileira fechou com alta de quase 2,5% nesta sexta-feira (18) e alcançou o maior nível em mais de 16 meses, após a divulgação de uma nova pesquisa eleitoral.

As ações das empresas estatais e os papéis que haviam caído durante a semana foram destaque de alta, em uma sessão de grande volume de negócios.

O Ibovespa subiu 2,47%, para 57.012 pontos, maior nível desde 14 de março do ano passado.

Na semana, a bolsa subiu 4,06% e no mês, 7,23%. No ano, a valorização é de 10,69%.

A pesquisa Datafolha mostrou que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de outubro.

Ações

Ações de estatais reagiram positivamente ao Datafolha, mas outros papéis também puxaram o Ibovespa, como Bradesco e Itaú Unibanco. Os papéis do setor financeiro subiram mais de 4% depois de terem caído mais cedo nesta semana por corte de recomendação do Morgan Stanley.

"Com a notícia da pesquisa, que faz o índice se manter em alta, papéis com grande peso dificilmente ficam para trás", disse à Reuters o analista Luis Gustavo Pereira, da Guide Investimentos.

Segundo ele, investidores que apostaram na queda dos papéis revertiam as operações para evitar perdas maiores, contribuindo para alimentar a alta das ações.

A siderúrgica e mineradora CSN teve a alta mais expressiva do dia, chegando a subir mais de 10%, após seu Conselho de Administração aprovar novo programa de recompra de ações.

A operadora da bolsa BM&FBovespa subia cerca de 6%. Para o operador Luiz Roberto Monteiro, da Renascença DTVM, a alta da ação refletia a perspectiva de que o volume de negócios na Bovespa aumente com a divulgação de pesquisas eleitorais, como ocorre nesta sexta-feira, e beneficie os resultados da companhia.

Do setor de construção, MRV Engenharia e Gafisa avançavam após divulgarem dados preliminares do segundo trimestre, com crescimento nos lançamentos.

Fonte: G1