Bovespa opera em baixa nesta segunda-feira

Na semana passada, bolsa acumulou valorização de 2,65%

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em baixa nesta segunda-feira (22), depois de abrir com valorização. O índice Ibovespa, referência para o mercado nacional, tinha baixa de 0,25%, aos 67.428 pontos, por volta das 14h20. O índice chegou a superar os 68 mil pontos pouco depois da abertura, atingindo 68.119 pontos na máxima do dia - maior nível desde 21 de janeiro.

Nos Estados Unidos, em um dia de poucos indicadores, os principais índices acionários em Nova York operavam ao redor da estabilidade. Com o fim do horário de verão no Brasil, a abertura de Wall Street agora acontece às 11h30 (horário de Brasília). O apetite dos investidores estrangeiros tem sido apontado como um dos principais fatores por trás da recente subida do Ibovespa. De acordo com dados da BM&FBovespa, os não-residentes acumulam 359,6 milhões de reais em compras líquidas em fevereiro (até o dia 18), após um início de mês negativo.

Mas para André Hanna, economista da corretora Interfloat, a volta do Ibovespa ao mesmo nível de um mês atrás pode aumentar a cautela do mercado. "Nesses níveis de preço, a compra fica um pouco prejudicada. Mas eu também não assumiria posições vendidas sem alguma notícia", disse.

Na Ásia, a segunda-feira começou com forte alta em Hong Kong e Tóquio, onde os índices subiram 2,43% e 2,74%, respectivamente. Ganhos expressivos também em Seul, de 2,08%. Na volta do feriado de uma semana, Xangai perdeu 0,49%. Na sexta-feira passada, o Ibovespa marcou leve baixa de 0,35%, aos 67.597 pontos. Com dois dias de alta em três pregões, o índice terminou a semana com valorização de 2,65%, o que elevou o ganho no mês a 3,36%.

Fonte: g1, www.g1.com.br