Bovespa sobe quase 2% na semana e atinge máxima em 13 meses

Nesta sexta-feira (21), índice Ibovespa subiu 1,58%, para 57.728 pontos

O índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - avançou 1,58%, para 57.728. O giro financeiro do pregão foi de R$ 5,3 bilhões, acima da média do mercado nos últimos dias. Dados sobre o setor imobiliário norte-americano e um discurso do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, afirmando que a perspectiva de retomada mundial é boa impulsionaram os mercados.

"Após a contração acentuada do ano passado, a atividade econômica parece estar melhorando, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior, e as perspectivas de uma retomada do crescimento no curto prazo parecem boas", disse o presidente do BC dos EUA. Resultado do dia As "blue chips" (ações mais negociadas) Petrobras e Vale subiram cerca de 2%.

O destaque, porém, ficou com o setor de construção civil. Segundo operadores, as ações de construtoras brasileiras foram beneficiadas pelos dados positivos do setor nos Estados Unidos. A Rossi Residencial puxou a valorização dos papéis brasileiros, com alta de 11,66%; logo atrás ficou a Gafisa, com ganho de 9,8% no dia. Além de garantir o melhor resultado no ano e e em mais de um ano, a Bovespa garantiu valorização de 53,73% no acumulado de 2009. O ganho na semana ficou em em 1,92%, enquanto o resultado mensal ficou positivo em 5,41%.

Fonte: g1, www.g1.com.br