Brasil conquistaprêmio durante o festival de publicidade de Cannes

Brasil conquistaprêmio durante o festival de publicidade de Cannes

Número ficou abaixo dos 115 prêmios conquistados em 2013

O Brasil conquistou um total de 107 Leões na edição 2014 do festival de publicidade de Cannes, encerrado na noite deste sábado (21), incluindo 1 Grand Prix (prêmio máximo), na categoria Mobile, 15 ouros, 31 pratas, 58 bronzes, um "Creative Effectiveness" (criatividade efetiva) e um "Innovation Lions" (inovação).

O número ficou abaixo do recorde de 115 Leões conquistados na edição de 2013. O Brasil inscreveu 3.321 trabalhos no Festival Internacional de Criatividade de 2014 ante um total de 3.473 em 2013.

No último dia de premiações, os prêmios de destaque para o Brasil foram os 2 ouros faturados pela agência AlmapBBDO pelo filme "Os Últimos Desejos da Kombi" na categoria Branded Content & Entertainment, que reconhece a criatividade em conteúdo de marca e entretenimento.

Nesta categoria, a Ogilvy ganhou uma prata e um bronze para a campanha "Carequinhas" do GRAACC, a Leo Burnett Tailor Made levou um bronze para pela "Vem Pra Rua", feita para a Fiat, a JWT conquistou um bronze pela "Bíblia do Churrasco" para a Tramontina e a FCB recebeu um bronze pela campanha "Speaking Exchange", criada para o CNA.

Prêmio inédito em inovação

O Brasil também foi um dos 4 premiados na área de Inovação, categoria lançada em 2013 e que não faz distinção de ouros, pratas e bronze. O Leão inédito para o Brasil foi conquistado pela AgênciaClick Isobar, pelo projeto ?Fiat Live Store?, que desenvolveu uma plataforma que permite interação em áudio e vídeo, em tempo real, entre o cliente e especialistas nos carros da montadora.

Na categoria "Film", o Brasil levou apenas 2 bronzes, conquistados pelas agências Borghi/Lowe ("Dialogue 2", para Anador) e AlmapBBDO ""Os Últimos Desejos da Kombi", para Volkswagen). O Grand Prix da categoria foi para a campanha da Volvo Caminhões, em que o ator belga Jean-Claude Van Damme faz um "espacate" entre dois caminhões.

O prêmio de agência do ano nesta edição do festival foi para a Adam&Eve DDB, de Londres, que conquistou 4 Grand Prix pela campanha de Natal "Sorry I spent it on myself" . A brasileira AlmapBBDO ficou na terceira colocação, atrás da Dentsu, de Tóquio.

A AlmapBBDO conquistou 18 Leões e fechou a competição como a agência brasileira mais premiada. Já a FCB Brasil ganhou um inédito Grand Prix de Mobile para o Brasil, com a campanha ?Anúncio protetor?, para Nivea, além de 5 ouros, 5 pratas e 6 bronzes. A Leo Burnett Tailor Made também se destacou com 2 ouros, 7 pratas e 8 bronzes. A Ogilvy faturou 15 prêmios: 2 ouros, 5 pratas e 7 bronzes, além do primeiro Creative Effectiveness da história do país, para "Retratos da Real Beleza", da Dove.

Na página do festival de Cannes é possível ver os vídeos das campanhas vencedoras em todas as categorias.

Fonte: G1