Brasil e Argentina vão construir hidrelétricas em parceria, diz Lobão

Duas usinas serão construídas na Argentina; energia será dividida

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em foto de arquivo | Agencia Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ministros de Energia do Brasil e da Argentina, Edison Lobão e Julio de Vido, anunciaram nesta quinta-feira (16) a construção de duas usinas hidrelétricas na Argentina. O projeto será financiado pelos dois países e cada um terá direito a 50% da energia que será produzida.

Lobão afirmou que uma nova estatal será criada para administrar as duas usinas. A empresa deve funcionar nos moldes de Itaipu, que opera a hidrelétrica de mesmo nome e cujo controle o Brasil divide com o Paraguai.

"Vamos criar uma empresa, se necessário vamos fazer mais ou menos nos moldes de Itaipu, com os aperfeiçoamentos que forem necessários", disse Lobão, após se reunir com o colega argentino em Brasília.

Ainda não há estimativa do custo para construir as duas usinas. Segundo o ministro, cada uma delas deve ter um pouco mais de mil megawatts de potência.

O ministro brasileiro disse ainda que a licitação para escolha dos projetos executivos das duas usinas ? que deverão se chamar Panambi e Garabi ? deve acontece entre os dias 7 e 8 de março. A licitação, internacional, será em Buenos Aires.

"[O acordo para a construção das hidrelétricas] é um símbolo da integração na América do Sul. Na media em que Argentina e Brasil estão interligados até pelo sistema energético, estamos dando o segundo grande passo para a integração - o primeiro foi o Mercosul", disse Lobão.

Para Vito, o projeto binacional de energia "tem um efeito muito forte em toda a região" da América do Sul.

Petrobrás

O ministro argentino disse ainda que pretende se reunir com a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, para discutir os investimentos da empresa no país vizinho. De acordo com ele, a reunião ainda não está marcada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES