Brasil gera quase 15 milhões de empregos formais em 8 anos

Dados fazem parte do balanço do governo Lula, divulgado nesta quarta-feira (15)

Geração de emprego | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil gerou 14.725.029 postos de trabalho formais entre 2003 e setembro de 2010, segundo balanço do governo lula divulgado nesta quarta-feira (15), com base na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

?Contribuíram para esse expressivo resultado as políticas do governo federal de acesso ao crédito e de transferência de renda, a elevação dos investimentos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC] e as políticas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, como o aumento dos trabalhadores inseridos no mercado de trabalho por meio da intermediação de mão de obra e a formalização de trabalhadores a partir da ação fiscal?, diz o documento.

Segundo o balanço, em 2002, a taxa de desemprego brasileira era da ordem de 9,15%, o rendimento do trabalhador estava em queda e a informalidade era elevada ? cerca de 55% da população ocupada não tinha registro em carteira.

O documento destaca também a política de valorização do salário mínimo do governo Lula, que teve ganho real (descontada a inflação) de 67,4% entre dezembro de 2002 e agosto de 2010.

?Nesse período, [o salário] atingiu os mais elevados patamares médios anuais de aumento real dos últimos

anos.?

Sem descontar a inflação, o mínimo teve avanço de 155% no período, ou seja, mais que dobrou, passando de R$ 200 para os atuais R$ 510.

No primeiro ano do governo, em 2003, o salário mínimo foi reajustado em 20%, para uma inflação acumulada de 18,54%, correspondendo a um aumento real de 1,23%.

?O salário mínimo, junto com outras políticas governamentais, tem contribuído para a redução da desigualdade nos rendimentos do trabalho. Os resultados configuram o esboço de um novo cenário no Brasil, onde a renda sobe para todos, mas em maior grau para os que têm menos. Em outros termos, a valorização real do salário mínimo tem superado o crescimento dos rendimentos médios do trabalho, contribuindo para a redução dos diferenciais de rendimentos no mercado de trabalho.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES