Brasil pode crescer até 6,5% em 2010

Mantega lembrou que nos últimos três anos foi esse o patamar de crescimento da economia

A economia brasileira está retomando um novo ciclo de crescimento, reafirmou hoje o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para ele, o Brasil conseguiu passar rapidamente pela crise graças ao ciclo anterior, que foi robusto, com fundamentos preservados. Ele destacou que o próximo ciclo da economia brasileira será ainda mais forte do que o atual. "Acho que já conquistamos um patamar de crescimento de 5%".

Mantega lembrou que nos últimos três anos foi esse o patamar de crescimento da economia. O ministro avaliou que o país está dando os primeiros passos de expansão. Segundo ele, depois de ter superado a crise, o Brasil voltará ao patamar dos 5% em 2010. "Podemos ultrapassar 5%, mantendo sólidos fundamentos. De 2010 a 2017, o país pode ter um ciclo de crescimento de 6% a 6,5%, equilibrado e sólido."

Segundo Mantega, para impulsionar esse crescimento a economia depende do mercado interno, que deu sustentação durante a crise, e dos investimentos. O ministro participou do 4º Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br