Brasil vira o 4º maior mercado de veículos do mundo

Brasil vira o 4º maior mercado de veículos do mundo

Com vendas de 2 milhões de janeiro a agosto, país passa a Alemanha; China lidera

As vendas de carros no Brasil passaram de 2,077 milhões de unidades entre janeiro e agosto deste ano. O número é suficiente para colocar o país no lugar da Alemanha como o quarto maior mercado de veículos do mundo, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (30) pela Jato Dynamics do Brasil.

O Brasil viu as vendas de automóveis e comerciais leves crescer 8,4% nos primeiros oito meses deste ano em relação a igual período de 2009.

A Alemanha teve uma diminuição de 27,3% nos licenciamentos na mesma comparação. O país europeu encerrou o período com 2,027 milhões de unidades.

A China continua na primeira posição do mercado mundial, com vendas de 8,4 milhões de unidades e crescimento de 42,1% de janeiro a agosto sobre o mesmo período do ano passado. Vale citar que este número leva em conta somente carros de passeio.

Os EUA tiveram aumento 8,5%, para 7,662 milhões de comerciais leves e automóveis, e ocuparam o segundo lugar da lista de vendas globais. O Japão surge logo à frente do Brasil, com 3,543 milhões de veículos e crescimento de 7,4% nos negócios.

Segundo análise da agência de notícias AutoInforme, isso foi possível por causa da combinação do crescimento brasileiro com uma queda expressiva do mercado alemão.

No ranking da Jato Dynamics do Brasil, aparece logo após da Alemanha o mercado da França, com mais de 1,6 milhão de unidades vendidas e crescimento de 5% no mercado.

A Índia, que teve o segundo maior aumento nos licenciamentos no período analisado (37,5%), fechou os oito primeiros meses de 2010 com algo perto de 1,6 milhões de unidades.

Em seguida vêm Itália, Reino Unido e Rússia. Na casa da Ferrari, as vendas de veículos e comerciais leves recuaram 1,9%, enquanto nos outros dois mercados, os avanços ficaram perto de 13%.

Fonte: R7, www.r7.com