Pesquisa:brasileiros estão mais otimistas com economia

Melhora da renda, queda do desemprego e crédito farto ajudaram

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O brasileiro está mais otimista com a situação econômica do Brasil, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O índice geral para o país ficou em 65,6 pontos (em uma escala de 100) no mês de novembro, resultado 3,5% superior ao verificado em outubro. Os dados por região tiveram avanços consideráveis no período.

A parcela mais otimista do país está na região Centro-Oeste, que manteve a liderança, com um avanço para 70,65 pontos ? contra 66,98 em outubro. O Sul continuou no segundo lugar, com 69,45 pontos (foram 66,70 em outubro).

A melhora de renda, a queda do desemprego e o crédito farto na economia são fatores que têm gerado otimismo entre os brasileiros.

Houve aumento na perspectiva para a economia tanto para o período de 12 meses quanto para daqui a cinco anos. O que mostra que os brasileiros estão confiantes no futuro. A pesquisa do Ipea mostrou que 64% dos entrevistados esperam uma melhora um ano à frente - em outubro essa parcela era menor, de 60,5%.

Já para os próximos cinco anos, 61,57% dos brasileiros disseram que espelham melhora, muito acima dos 52,9% verificados na pesquisa de outubro.

O estudo do Ipea foi feito com base em entrevistas com 3.810 famílias em mais de 200 municípios do país.

Crédito e 13º

Os números do Ipea chegam dias depois de a FGV (Fundação Getulio Vargas) ter divulgado o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) referente a novembro: o indicador, apresentado no último dia 24, cresceu 2,7% e ficou em 125,4 pontos, cravando novo recorde. A satisfação dos brasileiros com a situação econômica atual do país e a expectativa quanto aos próximos seis meses foram os fatores que contribuíram para o resultado.

A Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) também já informou recentemente que a confiança do consumidor paulistano ganhou força neste mês; a proximidade do Natal e o pagamento da primeira parcela do 13º salário contribuíram para a melhora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES