Dados: Brasileiros estão menos preocupados com a inflação

O consumidor brasileiro esteve menos preocupado com a inflação no mês de março

O consumidor brasileiro esteve menos preocupado com a inflação no mês de março, segundo a pesquisa Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgada nesta sexta-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O indicador que mede a expectativa sobre o comportamento dos preços cresceu 4,8% em março no comparativo com fevereiro deste ano. Porém, a CNI considera que a preocupação com a inflação ainda é alta, já que o indicador está 4,5% abaixo do registrado em março do ano passado.

Porém, o consumo deve manter-se estável, apontou a pesquisa, pois a expectativa em relação ao desemprego piorou, com queda de 1,6% em março sobre fevereiro. O indicador diminuiu de 127,4 para 125,4. O índice tem base 100 e quanto maior o número, melhor a expectativa.

Mais da metade (57%) dos 2.002 pesquisados informou que vai manter o mesmo nível de compras de bens de maior valor, como veículos e imóveis.

Segundo o economista da CNI Marcelo Azevedo, a estabilidade no consumo ocorre porque a perspectiva de melhora na renda pessoal aumentou, mas a de situação financeira em relação aos três meses que passaram está pior.

A quantidade de dívidas dos consumidores diminuiu, de acordo com a pesquisa. O indicador de endividamento foi de 108,3 em março, uma melhora de 1,7% na comparação com o mês anterior.

Fonte: r7.com