Caixa reduz limite de financiamento de imóveis usados para 50%

Alteração nos limites vale para Minha Casa Minha Vida

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os mutuários terão mais dificuldade em financiar a compra de imóveis usados a partir da próxima segunda-feira (25). A Caixa Econômica Federal anunciou redução no limite de financiamento para 50% do valor do imóvel. Atualmente, os clientes podem financiar até 60% ou 70% do montante dependendo do tipo de linha de crédito contratada.

A alteração nos limites de financiamento da Caixa vale para todas as modalidades, como Minha Casa Minha Vida, empréstimos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (que usa recursos da poupança).

Por meio de nota divulgada na noite da última sexta-feira (22), o banco informou que o novo limite vigorará para as futuras operações de crédito. As propostas em análise entregues até esta semana continuarão a operar sob os limites antigos, caso o empréstimo seja liberado.

A Caixa, responsável por 70% do crédito imobiliário no País, informou que a redução dos limites ajusta o capital disponível da instituição financeira às condições do setor, cujo volume de crédito está crescendo neste ano. De maio a julho, o valor das concessões de financiamentos com juros regulados – como os imobiliários – somou R$ 2,4 bilhões, alta de 24% em relação ao trimestre anterior (fevereiro a abril).

Imóveis novos

Dentro de cenário de aumento da demanda por crédito em meio a um capital limitado, o banco está dando prioridade aos financiamentos para a aquisição de imóveis novos. Em agosto, o banco tinha reduzido de 90% para 80% do valor da unidade o teto para a compra de imóveis novos e de 90% para 60% ou 70% o limite para a compra de imóveis usados.

No mês de maio, a Caixa tinha suspendido para o restante do ano a linha pró-cotista FGTS, que usa recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento de unidades de até R$ 950 mil e cobra juros de até 8,66% ao ano de trabalhadores com carteira assinada. O banco alegou falta de recursos e informou que a linha – a segunda mais barata depois do Minha Casa, Minha Vida – só será retomada em 2018.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES