MP apura CEF por encerrar contas e de apropriar o saldo como lucro

O banco encerrou pelo menos 525 mil contas de poupança e lançou o saldo desta movimentação como lucro em seu balanço anual de 2012

Caixa Econômica Federal | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal do Distrito Federal abriu nesta sexta-feira (24) um inquérito para apurar possíveis irregularidades na Caixa Econômica Federal.

O banco encerrou pelo menos 525 mil contas de poupança e lançou o saldo desta movimentação como lucro em seu balanço anual de 2012, cerca de R$ 719 milhões. O MP irá verificar se a Caixa descumpriu regras legais do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central (BC) com essa ação, além de checar quais foram as informações prestadas aos clientes da instituição.

Além disso, o ministério irá avaliar quais foram os efeitos da manobra nos repasses ao Tesouro Nacional e na participação de lucros e resultados dos funcionários. A investigação deve ser concluída em um ano, mas pode ser prorrogada.

Outros 17 bancos terão de enviar ao MP, para fins de comparação, informações sobre como o grupo cumpre as determinações legais da CMN e do BC, com destaque para o encerramento de contas com erros de cadastro. Eles têm 15 dias para responder a solicitação do ministério.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES