Câmara de Comércio Indústria Piauí/EUA traça estratégias

Integrantes da CCIPE reuniram-se para apresentar plano estratégico

Com o objetivo de desenvolver o intercâmbio comercial entre Piauí e EUA, integrantes da Câmara de Comércio Indústria Piauí/EUA (CCIPE) reuniram-se nesta quarta-feira (2) para apresentar o plano estratégico de trabalho para o triênio 2016/2018. O encontro foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi).

De acordo com Raimundo Castro, assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado (Sedet), a CCIPE tem a proposta de fortalecer o comércio exterior, criar mecanismos de agilidade do processo de importações e desenvolver uma cultura exportadora.

“Hoje apresentamos os pilares do plano estratégico de 2016/2018 visando o fortalecimento do setor industrial do nosso Estado, seja nas Energias Renováveis, seja no Turismo, no Agronegócios e em outros setores da nossa economia. Então, o que temos de ações, a partir desses pilares, é a criação do Porto Seco, que a princípio será o Centro Logística de Industrial Alfandegado (CLIA). E é essa a plataforma de comércio da Câmara: promover a cultura exportadora, contribuir com a agilidade das importações e o fortalecer as câmaras setoriais”, disse Castro.

Sobre o Porto Seco, Ted Wilson, presidente da Porto PI (empresa responsável pela criação do porto em Teresina), informou que a construção já foi autorizada pelo Governo do Estado, que se está trabalhando a concessão junto à Secretaria da Receita Federal e que o próximo passo é iniciar o processo licitatório. 

Participaram da reunião representantes do governo, Sedet, Sebrae, AIP, Fiepi, Intuições financeiras e empresas públicas e privadas.

Fonte: Com informações do Portal do Governo