Carros serão rastreados por um chip obrigatório a partir de 2013

Com o dispositivo, excessos de velocidade e circulação em locais proibidos serão monitorados por antenas espalhadas por ruas e rodovias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal regulamentou, nesta sexta-feira, o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), uma espécie de "Big Brother" que vai observar os 73 milhões de veículos do país, a partir do ano que vem. Com o dispositivo, que será obrigatório e ficará instalado nos para-brisas dos veículos, excessos de velocidade e circulação em locais proibidos serão monitorados por antenas espalhadas por ruas e rodovias. O objetivo é também reprimir o furto e o roubo de automóveis e cargas.

A partir de janeiro de 2013, os motoristas serão convocados pelo Detran a instalarem a placa com o chip de rastreamento. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o custo será de R$ 5, e o pagamento será feito com a taxa de licenciamento anual (vistoria). O prazo de instalação em toda a frota ? no Estado do Rio há cinco milhões de veículos ? vai até 30 de junho de 2014.

Caso o veículo não tenha o chip, a antena não registrará a passagem do veículo, e uma blitz policial poderá punir o condutor. A infração será grave (multa de R$ 127,69, com perda de cinco pontos na carteira), com retenção do veículo. Em caso de roubo, serão emitidos alertas para facilitar as buscas. A placa também poderá ser usada para cobrança de pedágio.

Entenda como funciona:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES