Ceapi registra indice alto de comercialização

As elevações mais acentuadas do setor de frutas foram registradas na banana, laranja, uva, melancia, maçã e morango

A Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) distribuiu informação segundo à qual no mês de fevereiro, o índice de comercialização de mercadorias no principal entreposto de hortifrutis da região registrou aumento de cerca de 11%, em relação a janeiro. O setor de verduras, com alta de 19%, e o de legumes, com aumento de 17%, foram responsáveis pelo crescimento. O índice é resultado da variação de preços no atacado de frutas, legumes, verduras, pescado e diversos.

Para o mês de março, a tendência é não haver mais elevação de preços no setor de verduras, pois os valores já atingiram o pico e a expectativa. Dependendo das condições climáticas, o índice deve se manter em estável. No entanto, somente em abril a oferta, a qualidade e os preços das hortaliças e produtos mais críticos deverão retornar a normalidade.

As elevações mais acentuadas do setor de frutas foram registradas na banana, laranja, uva, melancia, maçã e morango. Já no setor de verduras e legumes, as altas para a batata, tomate, pimentão e abóbora.

Lançado em 2009 pela Central de Abastecimento do Piauí o índice, divulgado mensalmente, é um balizador de preços de alimentos frescos no mercado.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br